Blog Projeto Maria do Lixo

Blog criado para divugar e compartilhar projetos que tenham como objetivo multiplicar ações sensibilizadoras para o meio em que vivemos.

Contato

e-mail: mariadolixo@live.com / roz_ribeiro@yahoo.com.br
telefone: (11) 2324 8937
(11) 7950 2588

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reciclagem Artesanal de Papel II

Vivenciar as etapas da reciclagem artesanal do papel nos possibilita perceber praticamente o caminho dos materiais recicláveis, desde sua produção, o consumo, o descarte, a coleta seletiva, a reciclagem e o produto reciclado que volta para o mercado, provocando também muitas questões sobre consumo consciente, redução e reutilização. Além de ser um campo fértil para trabalhar questões sociais e culturais.

Abaixo temos uma sequência do caminho do papel até ele se tornar um papel reciclado e produtos a partir dele.
Triagem (separação) do papel após a coleta seletiva, para reciclagem indústrial.
Triagem do papel para reciclagem artesanal
Papel de molho na água para soltar as fibras.    
Papel batido no liquidificador para se transformar em polpa
Polpa feita a partir do papel
Podemos usar corante para obter cores mais vibrantes. Podemos também misturar fibra de bagaço de cana ou bananeira, mas isso é uma outra história...
Transformação da polpa em folha. Tira-se a polpa da água utilizando uma tela
Passagem do papel molhado da tela para um tecido (tnt).
Épossivel, também, secar o papel na própria tela.
O papel pronto para ir para secagem.
Não é preciso usar a prensa para fazer um papel artesanal, mas a prensagem  é uma etapa que dá mais qualidade para à ele, o prensamos molhado, durante a secagem e também depois de seco.
Podemos usar os papeis reciclados como folhas para impressão, confecção de cartões, convites;
 na confecção de objetos como revestimento;
como agendas, porta-lápis, porta-retrato;
 ou ainda suporte para gravuras, e muito mais...

Reciclagem Artesanal de Papel

Trabalhei durante 10 anos na Usina de Triagem e Reciclagem de Papel de Santo André, como Coordenadora de Atividades com Jovens que participavam do projeto, onde produzíamos a Triagem e a Reciclagem artesanal do papel, como também a confecção

de papeis a partir da fibra em natura, como o bagaço da cana, a bananeira, a casca da cebola, e outras.

Era um projeto sócio-ambiental com objetivos multiplicadores. Os jovens  praticavam a triagem e a reciclagem do papel e recebiam treinamento para multiplicar o conhecimento vivido, em monitorias para escolas,empresas e eventos, buscando estimular o consumo consciente e a participação na Coleta Seletiva.

Foram experiências muito significativas de como o papel pode ser um agente para se trabalhar tantas questões sociais/ ambentais/culturais.

Abaixo fotos da USINA, jovens com quem trabalhei e  eventos que fizemos juntos.
Aqui temos um grupo de jovens que passou pela USINA

Participação do Projeto no Festival de Paranapiacaba.
Monitoria para funcionários de uma empresa em evento ambiental.
Monitoria no Parque Sabina na Exposição " De olho na Terra"
"Encontro da Cidades irmãs de Santo André" que passou pela USINA,participação dos jovens e da Maria do Lixo.
Monitoria para escola realizada na USINA

terça-feira, 3 de maio de 2011

DESATERRO: UMA HISTÓRIA DE CRIADORES E CRIATURAS

Um mito de criação e evolução do Universo, inventada pela mente imagética de Maria do Lixo “contadora de milongas, delongas, e demais lorotinhas”, que realiza este espetáculo mambembe acompanhada de Seu Antonio do Santo “músico tocador e sonhador”, e nos propõe uma reflexão entre nossas necessidades de criatura, nossas ações de criador que somos e quais as responsabilidades e conseqüências dessa posição em nosso planeta.
A história é contada com rimas, inspirada na Literatura de Cordel, música e interatividade, onde o público se vê como sujeito da cena. 

Para mais informações sobre esse espetáculo, visite nossa pagina de Projetos.

domingo, 1 de maio de 2011

Maria do Lixo A Contadora de Histórias

Projeto Agenda 21, apresentaçõesem escolas municipais e estaduais nas cidades circunvizinhas ao Polo Industrial da Petroquímica

”Num reino nem tão distante assim...” é uma história da   Maria do Lixo voltada para o público infantil. Em uma abordagem lúdica a andarilha abusa de recursos cênicos para contar uma divertida narrativa sobre o desperdício e, assim toda a criançada é convidada a encenar junto com ela. Esta performance é indicada para um público menor como em salas de aula, bibliotecas, saguão de eventos etc. Aos interessados sobre esse evento, temos mais informações desse espetáculo na nossa pagina de projetos.


Maria do Lixo e crianças com adereços da história em Apresentação no Palco do Teatro Municipal de Mauá com Participação especial do músico Alexandre Boreno.