Blog Projeto Maria do Lixo

Blog criado para divugar e compartilhar projetos que tenham como objetivo multiplicar ações sensibilizadoras para o meio em que vivemos.

Contato

e-mail: mariadolixo@live.com / roz_ribeiro@yahoo.com.br
telefone: (11) 2324 8937
(11) 7950 2588

DESATERRO: UMA HISTÓRIA DE CRIADORES E CRIATURAS


         

        O espetáculo DESATERRO foi criado a partir de um personagem fixo, MARIA DO LIXO, concebido pela atriz e performer Rosana Ribeiro, que também assina a dramaturgia com direção de Antonio Correa Neto.
Segundo a própria atriz “Maria do lixo é um personagem que poderíamos ver nas ruas dos grandes centros, retrato do êxodo rural, uma multidão que a décadas saem do campo e vem pra cidade com sonhos de trabalho e ao chegarem se deparam com outra realidade, não se encaixando ao progresso são forçados a viverem a margem dele”.
Neste universo, Maria do Lixo se transformou em carrinheira, fazendo do lixo seu sustento. Esta situação adversa é utilizada como impulso para evolução descerrando as contradições do bem viver contemporâneo através de histórias, milongas e poesias, que ela mesma cria, resultado de suas andanças “por este mundão de meu Deus”.
Nestas andanças encontra Seu Antonio do Santo “tocador e sonhador” que a acompanha na musicalidade desse espetáculo mambembe.
Desaterro é um espetáculo que conta evolução do homem através do lixo que ele produz, fala da importância de preservar o que ainda nos sobra, refletindo sobre o tipo de legado que queremos deixar para a humanidade. 
O espetáculo foi produzido de forma simples e criativa, para ser apresentado para espaços e públicos diversos.


OBJETIVOS

Objetivos Gerais
O espetáculo Desaterro tem por finalidade fomentar a discussão sobre desenvolvimento e sustentabilidade, através da história evolutiva do homem sob a ótica do lixo produzido pela humanidade, procurando fugir dos chavões já consagrados sobre lixo, reciclagem, sustentabilidade e ecologia. Trazendo símbolos provocadores de sentimentos nos coloquem como parte do meio ambiente, como somos parte da família em que nascemos e do próprio corpo que habitamos.  

Objetivos Específicos:

·               Explicitar a cultura dos trabalhadores do lixo 
·               Buscar uma ponte entre as tradições populares e o urbano 
·               Conscientizar sobre a importância de um consumo consciente
·               Contar história da humanidade através dos seus dejetos
·               Provocar o sentimento de pertencer ao meio em que se vive
·               Discutir o que é lixo

SINOPSE DO ESPETÁCULO
        Um mito de criação e evolução do Universo, inventada pela mente imagética de Maria do Lixo “contadora de milongas, delongas, e historietas”, que realiza este espetáculo mambembe acompanhada de Seu Antonio do Santomúsico tocador e sonhador”, e nos propõe uma reflexão entre nossas necessidades de criatura, nossas ações de criador que somos e quais as responsabilidades e conseqüências dessa posição em nosso planeta.
A história é contada com rimas, inspirada na Literatura de Cordel, música e interatividade, onde o público se vê como sujeito da cena.

DURAÇÃO DO ESPETÁCULO
O espetáculo tem duração de 40 minutos 

ESPAÇO NECESSÁRIO
Ambiente, de preferência, com boa acústica e cadeiras para acomodar o público, espaço livre para cena mínimo de 3 metros.

PÚBLICO ALVO
Espetáculo recomendado para Todas as Idades.

Direção
Antonio Correa Neto é ator, diretor teatral e pedagogo, egresso da Escola Livre de teatro de Santo André, da Faculdade Anhembi Morumbi e do Centro Universitário de Santo André, com pós graduação na Escola de Comunicações e Artes da ECA – USP.
Como diretor seus últimos espetáculos foram: Na Carreira do Divino e Veredas da Salvação.
Como ator Crime e Castigo e Sonho de uma noite de verão, este premiado pela lei de fomento ao teatro da cidade de São Paulo, além de participar dos curtas “Mentes” e “Nóia”.
É professor na EMIA. – Escola de Iniciação Artística e das Faculdades Anhanguera.

Atriz
Rosana Ribeiro é atriz, bailarina e performer, egressa da Escola Livre de teatro de Santo André, onde fez o curso de formação de ator no período de 97 a 99, como complemento da sua formação passou por vários cursos na ELT como: núcleo de estudos do teatro contemporâneo, atuação com a máscara, pedagogia do teatro.
Atualmente desenvolve pesquisas sobre corporeidade do ator performer, com participação do núcleo de experimentação corporal da Escola livre de teatro e passagem pela Escola Livre de Dança onde fez parte do núcleo de estudos do método Laban, também fez estudos para dança Butoh.
Atriz e performance em diversos espetáculos como “Hora extra”, “O ócio”, Grupo KAH-HUM-KAH, entre outros. Trabalhou na Usina de Reciclagem de Santo André, experiência que a levou a criação da personagem Maria do Lixo.